Pescadores de Itacaré estão sendo capacitados para pesca oceânica
A Bahia Pesca está capacitando 50 pescadores das cooperativas de Camaçari e Itacaré para atuarem em barcos de pesca oceânica. As aulas teóricas para trabalhar nas embarcações estão sendo ministradas por técnicos da empresa até o dia 28 de julho, no Centro de Treinamento Padre Barturen,
“Nos cursos, os pescadores aprendem disciplinas como introdução ao ambiente marinho, equipamentos de pesca oceânica, peixes pelágicos e sua distribuição, dinâmica do ambiente marinho e confecção de espinhel para pesca oceânica”, explica o subgerente de maricultura da empresa, José Luiz Sanches Junior.
Os quatro barcos que serão utilizados pelos pescadores serão entregues pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, e são o resultado de contrato entre as cooperativas de Camaçari e Itacaré, Ministério da Pesca, Banco do Nordeste Brasileiro (BNB) e Governo do Estado. As embarcações estão sendo construídas pelo Estaleiro Phoenix, de Alagoas.
De acordo com o subgerente de pesca da empresa, Roberto Pantaleão, os barcos operam no sistema long line com
“O curso está superando nossas expectativas. Pensamos que seria algo mais simples, mas é bastante completo, com informações valiosas. A pesca oceânica está mudando a qualidade de vida do pescador. Mas é necessário estar muito capacitado para passar 30 dias em alto mar”, disse o presidente da Cooperativa Mista de Pesca de Itacaré, Agnaldo Grem.